Redação*

O governo do Paraná vai conceder isenção de até 100% de juros de mora e multa para mutuários inadimplentes de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), administrados pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). O projeto que cria o Programa de Recuperação de Créditos para estimular a renegociação de dívidas foi aprovado nesta segunda-feira (01), em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa.

A Cohapar possui aproximadamente 25.800 mutuários inadimplentes, que devem mais de três prestações. O total da dívida é de R$ 142 milhões, sendo R$ 83 milhões de juros sobre os valores em atraso.

“Além de comandar o maior programa habitacional da história da Cohapar, o governador Beto Richa mostra o cuidado que tem com milhares de famílias que estão em dificuldades financeiras e não conseguem pagar a prestação da casa própria. É uma chance que o governo oferece para essas pessoas que sonham em quitar o financiamento e ter a escritura da casa própria”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB).

Embora os valores das prestações mensais sejam pequenos, grande parte dos proprietários são de baixa renda e estão inadimplentes. Segundo o deputado, além do alcance social, a medida atende ao interesse público porque com os valores que vão entrar no caixa do governo, resultado da renegociação das dívidas, mais casas populares poderão ser construídas.

* com assessoria