Redação

Debate_Band_2016

Reprodução Band Curitiba

O primeiro debate entre os candidatos à prefeito de Curitiba acontece na noite desta segunda-feira (22), a partir das 22h15, promovido pela Band Tv Curitiba. Ao todo, nove candidatos prometem fazer indagações entre si e chamar a atenção do eleitorado – Ademar Pereira (Pros), Afonso Rangel (PRP), Gustavo Fruet (PDT), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (PSD),Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB), Tadeu Veneri (PT) e Xênia Mello (Psol).

Por lei, apenas seis candidatos teriam de estar presentes. O professor Ademar, Rangel e Xênia foram convidados pela Band Curitiba para participar, já que apenas candidatos de partidos ou coligações com mais de nove deputados federais têm presença garantida. Por isso, a expectativa é de um debate pulverizado e com respostas curtas, por causa do grande número de participantes.

De acordo com a organização do debate, o programa terá duração de duas horas e será dividido em quatro blocos: três com perguntas e respostas e um para as considerações finais. O mediador será o jornalista Douglas Santucci. Todos os blocos serão transmitidos pela Rádio Banda B.

Pesquisa

Ainda com cenário incompleto de candidaturas, o Ibope divulgou uma primeira sondagem no dia 11 de julho, prevendo empate técnico entre Rafael Greca (21%), Gustavo Fruet (18%) e Requião Filho (PMDB), distanciados um do outro dentro da margem de erro de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Essa pesquisa foi contratada pela Rádio e Televisão Iguaçu S.A./Rede Massa e questionou 805 eleitores entre os dias 2 e 6 de julho de 2016. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-PR sob o número PR05852/2016.

Próximos dias

Após a definição dos candidatos a prefeito de Curitiba, a RPC contratou uma pesquisa eleitoral do Ibope, que deve ser divulgada em breve. De acordo com as especificações, o instituto iniciou a pesquisa na semana passada e terminará nesta terça-feira (23). Ao todo, serão entrevistados 602 eleitores, conforme prevê o registro protocolado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob nº 04300/2016.