Garotinho em foto de divulgação do programa na Rádio Tupi

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira 13 enquanto apresentava o programa “Fala Garotinho” na Rádio Tupi AM, após uma decisão judicial que o condenou por compra de votos e determinou sua prisão domiciliar.

O programa, que diariamente ocupa uma hora do espaço matinal da rádio, tinha cerca de 22 minutos de duração quando Garotinho apresentou o quadro intitulado “Dica da Rosinha”, estrelado por sua mulher, a também ex-governadora Rosinha Garotinho (PR). Após Rosinha explicar como uma mistura de leite e vinagre seria capaz de remover manchas de tinta esferográfica em tecidos, Garotinho apresentou a empresa patrocinadora do quadro e sumiu.

No áudio, divulgado pela Revista Carta Capital, é possível ouvir a entrada de Santos no comando do programa “Fala, Garotinho” e sua explicação sobre a saída repentina do ex-governador.

— A vinheta não entrou errada, não. Estou aqui de volta aqui na Rádio Tupi. Nosso Garotinho até tentou, você viu, ele até tentou fazer o programa hoje, mas a voz foi embora. Orientação médica é que ele pare de falar — disse Santos.

Ouça:

 

 

Garotinho, no entanto, não estará de volta, ao menos por enquanto. Condenado a mais de 9 anos de prisão em regime fechado por corrupção eleitoral, associação criminosa e supressão de documentos públicos, Garotinho terá de cumprir prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, e fica proibido de utilizar telefones celulares, podendo se comunicar apenas com advogados e familiares próximos.

Essas medidas cautelares foram determinadas, segundo o jornal O Globo, porque a Justiça entendeu que o grupo comandado por Garotinho segue cometendo crimes, como ameaça a testemunhas e destruição de provas.

O caso pelo qual Garotinho foi condenado ocorreu em 2016 na prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), então comandada por Rosinha. Garotinho era o secretário de Governo e teria desembolsado 11 milhões de reais em um esquema paralelo do programa Cheque Cidadão.