Deputado Luiz Carlos Martins – Foto: Pedro Oliveira – Alep

do Blog de Aroldo Murá

 

Luiz Carlos Martins (PSD), dono de sólido eleitorado mais ou menos cativo, tem opinião bem firme sobre como será eleição, no legislativo, neste 2018.

Seu ponto de vista contraria a martelada afirmação de que “as eleições serão de ampla renovação para a Assembleia e Câmara”.

Luiz Carlos, há 20 anos cumprindo mandato na AL, acha o contrário:

“Há manifesta intenção do eleitor, pelo que percebo, de fazer desta uma eleição absolutamente solteira”; e assim “validando nomes que se identificam como donos de ficha limpa e com bom portfólio”.

Por “eleição solteira”, Luiz quer dizer que o eleitor montará sua chapa de candidatos, composta dos mais diversos nomes, gente de variadas legendas e tendências políticas. O eleitor deste ano será, pois, menos infenso às sugestões alheias, a cabos eleitorais e grupos de pressão.

E crava o deputado radialista: “- Esta será a grande renovação, pois o eleitor está raciocinando assim: é melhor caminhar sozinho, por minha conta, do que ‘mal acompanhado’.

A prevalecer esta tese do grande dono da audiência curitibana, serão beneficiados nomes que ao longo dos anos se identificam com o eleitor. E que tenham um residual positivo no imaginário do eleitorado.

Segundo meu entendimento, Luiz também até prefere “andar sozinho”, independente de siglas. Não tem dificuldades em admitir exceção. Como o governador Beto Richa, “se ele confirmar sua candidatura ao Senado”.

“ANTES SÓ QUE MAL ACOMPANHADO (2)

Luiz é uma voz cautelosa da Assembléia, o que faz com que observadores do quadro político do estado por vezes vejam o radialista como “um tímido”.

Conhecendo bem o Luiz, como eu o conheço, identifico nele alguns vestígios de mineirice, de alguém que conquista espaços pelas bordas, dentro de caminhos éticos, sem atropelos, sem pisar em adversários.

Fala, às vezes, por parábolas, herança do TLC, grupo de formação cristã em que se educou na Jacarezinho de sua mocidade. E assim, com parábolas constrói caminhos que transbordam em obras.

Nesta quarta, 21, por exemplo, Luiz Carlos Martins estará contabilizando em Jacarezinho, ao lado de Beto Richa, a liberação de R$ 2 milhões para a Santa Casa daquela cidade do Norte Pioneiro, recursos que chegam à instituição que atende diversos municípios, pelo SUS. E dezenas de milhares de paranaenses todos os meses.

A esse valor de agora, Luiz rememora: “Antes, por nosso intermédio, o governador já havia liberado R$ 900 mil para aquela obra de salvação de homens e mulheres, gente que clama cada vez mais por saúde e apoio do poder público num país empobrecido e de desempregados”.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

“Antes só do que mal acompanhado”, diz Luiz Carlos Martins sobre eleições

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.