Da Redação

aecio dilma5

Em Curitiba, Aécio Neves (PSDB) teve 72% dos votos válidos, contra 28% de Dilma Roussef (PT). Com uma diferença tão grande de votos para o tucano, muitos moradores na capital usaram as redes sociais para esbravejar contra os resultados nas urnas, que deram a vitória para a petista somando os votos de todos os municípios brasileiros. O principal alvo dos curitibanos foi o Nordeste e o seu povo, sob a justificativa de que lá Dilma ganhou com larga vantagem.

Fotos da bandeira do país em preto e branco, fazendo menção ao luto, imagens do movimento separatista o ‘Sul é Meu País’ e promessas de ir embora do Brasil dominaram a rede social facebook. Grande parte afirmou estar “cansada de sustentar o nordeste e ver a região elegendo novamente o PT”. Por sua vez, os defensores de Dilma, em minoria entre os internautas da capital, afirmavam que se Aécio fosse bom não teria perdido em Minas Gerais, seu território eleitoral onde ainda é senador e também destacaram que o PT vai bem no Nordeste por ter sido o primeiro partido a cuidar da região.

Xenofobia

Citações de que o Nordeste depende do ‘bolsa esmola’, fazendo alusão aos programas sociais do PT, e de que o Sul sustenta o nordeste, embora sem apresentar dados estatísticos, foram as que mais chamaram a atenção. Em uma discussão acalorada, o coordenador de um curso de uma universidade de Curitiba chamou quem votou em Dilma de estúpido e justificou que os eleitores de Minas, que fizeram a petista vencer no Estado, são da região Norte, segundo ele dominada por ‘baianos’. As declarações dele geraram revolta de militantes do PT e nordestinos.

Mudar de país

Outra citação por parte dos mais revoltados é que pretendem deixar o país ou, pelo menos, fazer seus filhos irem para o exterior. Para brincar com a situação, o perfil Ser Curitibano postou a seguinte mensagem no facebook:

curitibanodentro1(Foto: Reprodução Facebook)

Confira abaixo algumas mensagens e imagens disseminadas no facebook dos curitibanos após a vitória de Dilma e derrota de Áecio:

No twitter

No twitter, a hastag #ripbrasil foi recordista de citação, muitos comentando sobre a morte do país com a reeleição de Dilma. Também destaca-se a hastag Tchau Lobão, uma vez que o músico prometeu sair do Brasil se a petista fosse eleita.