Do Minuto Pet (Para retornar a página inicial do Blog clique aqui)

Da SMCS

A Prefeitura Municipal de Curitiba irá inaugurar nos próximos dias o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (CRAR). O local será destinado ao atendimento médico-veterinário de cães, gatos, cavalos e animais silvestres recolhidos exclusivamente pela Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e não funcionará, portanto, como hospital veterinário público ou abrigo.

A Prefeitura Municipal de Curitiba irá inaugurar nos próximos dias o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (CRAR).Foto: Divulgação

(Foto: Reprodução SMCS)

O centro, localizado anexo à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Cidade Industrial de Curitiba, levará o nome da médica veterinária Cecília Vargas da Costa, falecida recentemente em Curitiba. Cissa, como era conhecida, teve uma vida dedicada a causa animal e, apesar da pouca idade, 36 anos, já era referência por ter ajudado e doado milhares de animais.

O Centro é uma das propostas do Plano de Governo do Prefeito Gustavo Fruet e será entregue em neste mês de dezembro. Com um investimento de aproximadamente R$ 400 mil, provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente, o CRAR contará com 16 canis, solário, gatil com área de isolamento e área de adoção, ambulatório, sala de vacinas, sala de apoio, depósito para ração, almoxarifado e área administrativa.

A estrutura do CRAR permitirá o atendimento de casos mais simples. Os animais atendidos serão tratados, castrados em clinicas parceiras e oferecidos para adoção no próprio Centro. Animais com patologias mais complexas ou que precisem de cirurgia, por exemplo, serão encaminhados para instituições contratadas pela PMC com recursos do FMMA .