(Foto: EBC)

A situação é bastante comum: um amigo ou familiar fica bravo quando você lê, mas não responde imediatamente a uma mensagem no WhatsApp. Para evitar isso, muitos usuários deixam de ver o que foi enviado, algo que gostariam de fazer, porque não podem (ou simplesmente não querem) responder.

Esse problema se agravou a partir do momento em que o app implementou, em uma de suas atualizações, a notificação “dedo-duro”, aqueles dois riscos azuis que aparecem ao lado do texto, foto ou vídeo para mostrar ao remetente que sim, você viu.

Mas nem tudo está perdido: confira a seguir algumas estratégias para drilar os riscos azuis e poder checar as mensagens do WhatsApp sem que ninguém fique sabendo.

1) Desativar a confirmação de leitura

A primeira e mais óbvia forma é desativar os riscos azuis nas configurações do aplicativo.
Abra o WhatsApp, vá até Conta – Privacidade – Recibos de Leitura. Desmarque essa opção.

2) Modo avião

Se você quer fazer isso só de vez em quando, e com pessoas específicas, o modo avião é a ferramenta adequada, embora demande um pouco mais de trabalho.

Quando você recebe uma mensagem de WhatsApp, mas não está usando o aplicativo no momento, uma notificação aparece na tela – a menos que não tenha desativado essa opção.

3. Notificações

Outra forma de ver as mensagens (mas só as que não são longas) sem ser descoberto é fazer isso com o telefone bloqueado, por meio das notificações pop-up.

No iOS, é preciso ativar as notificações por meio das configurações do telefone.

4. Widget do Android

Os telefones com o sistema Android tem um widget que, ao ser ativado, permite ler as mensagens em uma janela pop-up, semelhante às notificações.

Para acrescentar o widget, pressione uma área limpa da tela inicial e escolha a opção Widgets.

Para ler a matéria completa na BBC Brasil clique aqui.