Saiba por que o açafrão está entre os melhores alimentos do mundo

*atendendo ao pedido da ouvinte Odília do bairro Água Verde em Curitiba

Conhecido também como cúrcuma, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, o açafrão é uma raiz da família do gengibre e é um dos mais poderosos anti-inflamatórios fabricados pela natureza. Segundo o Dr. Lair Ribeiro, o açafrão é o sexto melhor alimento do mundo. Ele explica que a Índia usa amplamente essa especiaria nas 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e esse é um dos principais motivos de ser o país com menor incidência de Alzheimer e Doença de Parkinson per capita do mundo.

Muitos benefícios para a saúde!

O açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. Também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.

O tempero ainda conta com ferro, que previne anemias, manganês, essencial para o metabolismo do colesterol e para o crescimento, cálcio, que é aliado dos ossos e dentes, e magnésio, importante para o metabolismo de glicose. Proteína, boa para os músculos, gordura e um elevado teor de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal, também estão presentes no açafrão-da-terra. O seu grande valor também está no polifenol, substancia com ação antioxidante e anti-inflamatória, responsável pela cor amarela intensa do açafrão.

O açafrão também contribui para o combate ao câncer de próstata, mama, melanoma, pâncreas, diminui o risco de leucemia e mieloma múltiplo, e a ocorrência de metástases em diversos tumores. Desintoxica o fígado, é benéfico para o coração, ajuda no controle do diabetes, neutraliza radicais livres, reduz a inflamação da artrite, tem ação analgésica, antisséptica e antibacteriana. Age no metabolismo das gorduras auxiliando na perda de peso.

Bom para o cérebro, bom para o coração e ainda previne a depressão! Um estudo publicado na revista Phytotherapy Research confirmou através de ensaio clínico em 60 pacientes que o açafrão é seguro e eficaz no tratamento de estados graves de depressão comparada com a fluoxetina.

O açafrão é bom até para a pele, pois previne acne, psoríase e outras doenças, pois acelera a cicatrização. Além da imjestão, ele pode ser utilizado também de maneira tópica.

Dicas de consumo:

Quando a pessoa adquire a raiz inteira, a orientação é usar as rodelas no suco, ralado na salada ou na preparação de outros pratos. Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos.

Dica da Mari:

Experimente fazer um molho de açafrão com leite côco, ervas e pimenta para fazer um cozido de legumes ou para peixes e frangos. Além de dar coloração aos pratos, ele traz um toque vagamente amargo e um aroma incrível. Sem contar que a combinação com o leite côco é perfeita e dá um toque de comida baiana.

Não há efeitos colaterais no consumo da cúrcuma e ainda não foram descobertos problemas no consumo em excesso do tempero.

Na hora da compra:

Tome cuidado para não confundir o açafrão-da-terra com o açafrão vermelho. Este último é oriundo dos pistilos de uma flor e é considerada a especiaria mais cara do mundo, o açafrão-da-terra é muito mais acessível. Já o curry é feito de açafrão e pimenta, por isso tem um sabor mais acentuado, mas também pode ser incorporado ao dia a dia com muitos benefícios.

É melhor comprar o açafrão-da-terra em lojas de produto naturais e ao fazê-lo, verifique a validade. Isto porque quanto mais fresco, mais rico em polifenóis.

Fontes: http://blog.emporiodaspulseiras.com.br e http://www.minhavida.com.br

O QUADRO “MARIANA FALA SÉRIO” VAI AO AR NA RÁDIO BANDA B DE SEGUNDA À QUINTA-FEIRA ÀS 11h20.
MAIS INFORMAÇÕES, acesse: www.bandab.com.br/mariana e curta a Fan Page: facebook.com/marianamartinsoficial.







Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.