Aprenda a receita do alho em conserva e seus benefícios

Este é um delicioso aperitivo e tempero que não possui muitas calorias e, ao contrário do que muitos pensam, não causa mau hálito por causa do processo de fermentação da conserva. Inclusive, é uma boa opção para aqueles que não consomem alho por seu sabor muito forte. O alho é um alimento muito saudável e medicinal, por isso não deve ficar de fora da sua alimentação.

Conheça os benefícios do alho:

O alho é um potente antibiótico natural. Ele é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais antioxidantes, como zinco e selênio e, por isso, é um excelente remédio para gripes e resfriados. O alho ainda regula a pressão arterial e reduz o nível de colesterol no sangue, prevenindo aterosclerose e doenças cardiovasculares. E mais:

– estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, reduzindo a glicose no sangue;
– é um forte antioxidante, o que o torna um alimento anticâncer e envelhecimento;
– reduz o risco de infarto e doenças do coração;
– combate bactérias e vírus;
– elimina vermes e parasitas;
– fortalece a imunidade;
– combate colesterol ruim e triglicerídeo altos;
– aumenta a imunidade;
– combate gripe, resfriados e problemas respiratórios;
– previne trombose.

Alho emagrece?

Vários alimentos possuem diversos e diferentes benefícios para a nossa saúde, sendo por isso muito importante incluí-los em nossa dieta diária. No que diz respeito a perda de peso o alho é um grande aliado. O alho é capaz de inibir o apetite e seu cheiro é capaz de estimular uma substancia do organismo a leptina, que é responsável pela saciedade, diminuindo então a sensação de fome. O alho também é capaz de estimular o sistema nervoso de forma que ele libere adrenalina que acelera o metabolismo. Com o metabolismo mais acelerado seu corpo é capaz de queimar mais calorias, consequentemente perder mais peso.

Receita de alho em conserva:

INGREDIENTES

Meio quilo de alho descascado
Meio copo (americano) de vinho branco seco
Meio copo (americano) de água
Meio litro de vinagre branco
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 grãos de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de sal

MODO DE PREPARO

Comece levando ao fogo o vinho, o vinagre, a água, o azeite, o orégano, o sal, as folhas de louro e os grãos de pimenta-do-reino. Deixe cozinhar até levantar fervura.
Acrescente o alho descascado. (Para descascar o alho com mais facilidade, deixe-o de molho em água fria por uma hora.). Cozinhe por mais três minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque em vidros de conserva bem esterilizados. Quando esfriar agite os vidros e guarde-os na geladeira.

Depois de cinco dias, a conserva estará pronta para consumo. Ótimo para acompanhar carnes, saladas, peixe e um bom prato brasileiro de arroz e feijão.

Tempero pronto de alho:

Se quiser utilizar apenas para tempero e manter o sabor do alho forte, não precisa de todo esse procedimento, nem todos esses ingredientes. Você pode apenas triturar o alho (a quantidade que desejar) e não precisa coloca-lo no fogo. Apenas misture o alho triturado em óleo suficiente para cobri-lo e acrescente 1/3 da medida de óleo utilizado de vinagre. Caso utilize o óleo, vá sempre completando com óleo e vinagre para ficar dois dedos acima do alho.

As duas receitas duram até 6 meses e podem ser mantidas na geladeira. Este último tempero pode ser congelado em quadradinhos ou cubinhos de gelo para durar mais.

O QUADRO “MARIANA FALA SÉRIO” VAI AO AR NA RÁDIO BANDA B DE SEGUNDA À QUINTA-FEIRA ÀS 11h20.

MAIS INFORMAÇÕES, acesse: www.bandab.com.br/mariana e curta a Fan Page: facebook.com/marianamartinsoficial.

Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.