Aprenda a fazer o famoso tempero Chimichurri para churrasco

 

O molho Chimichurri é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

Quanto à origem do nome, existem várias versões, mas a que achei mais plausível e óbvia é a que diz que chimichurri é uma palavra de origem basca “tximitxurri”, que significa mistura.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão e outras muitas variadas versões e ingredientes. Algumas receitas ainda levam tomate seco ou desidratado. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante (presente nessa receita), mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne. Cheio de ingredientes naturais e especiarias, este molho, além de saboroso, é muito saudável e pode acompanhar diversos pratos, além do churrasco. Então vamos à receita:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de orégano fresco
1 colher de sopa de orégano seco
2 colheres de tomilho fresco
1 xícara de salsinha picada finamente
1 folha de louro
1 dente de alho picado
1 colher de café de sal (de preferência o sal rosa que é mais saudável)
1 pitada de pimenta calabresa seca
2/3 xícara de chá de água
1 colher de sopa de vinagre
1 xícara de azeite de oliva

Modo de preparo:

Faça uma salmoura com a água e sal e leve ao fogo. Coloque o louro junto e deixe ferver. Coloque a mistura de ervas numa tigela e despeje a salmoura sobre as ervas. Acrescente o azeite e misture. Está pronto para ser envasado.

Apesar de ser mais utilizado em carnes, é possível utilizar este molho para temperar quase tudo, como arroz, feijão, saladas, assados, aves, peixes, cozidos, sopas, caldos e cremes.

O chimichurri fica sempre mais gostoso se você fizer um dia antes de usar.
Mas caso faça uma quantidade maior do que for utilizar, conserve na geladeira, de preferência em um potinho fechado de plástico ou de vidro. Desta maneira, ele dura cerca de dois a três meses.

O QUADRO “MARIANA FALA SÉRIO” VAI AO AR NA RÁDIO BANDA B DE SEGUNDA À QUINTA-FEIRA ÀS 11h20.

MAIS INFORMAÇÕES, acesse: www.bandab.com.br/mariana e curta a Fan Page: facebook.com/marianamartinsoficial.

Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.