Da Redação

Foto: Juliano Cunha - Banda BFoto: Juliano Cunha – Banda B

Com expectativa de início para as 15 horas, a Vila Capanema já é tomada por professores da rede estadual, que definem daqui a pouco se permanecem ou não em greve. O que se pode perceber no momento é uma divergência dentro do grupo que delibera daqui a pouco a nova posição. O sindicato que representa a categoria, APP-Sindicato, se reuniu com o governo no estado no fim da manhã e deve levar a nova proposta à assembleia.

Pela manhã, os professores realizaram uma manifestação pacífica em direção ao Centro Cívico, onde um grande confronto com a Polícia Militar ocorreu na última semana. Segundo o sindicato, 20 mil pessoas se reuniram no entorno da Assembleia. Eles levam bandeiras, flores, panos pretos e marcam no asfalto o próprio corpo em protesto contra o confronto com a PM no último dia 29, que deixou 213 feridos.

Pela manhã, a diretoria da APP deu indícios de que a greve pode acabar na tarde de hoje e as aulas serem retomadas ainda nessa semana. Outro grupo, porém, deve lutar pela manutenção da paralisação.

De acordo com um dos diretores da APP-Sindicato, Luiz Fernando, este é um momento importante para a categoria mesmo com tudo o que aconteceu na última semana. “A categoria segue forte e o governo não apresentou qualquer proposta de aplicação da data-base. Eles indicaram a possibilidade apenas para o dia 12, então vamos avaliar hoje”, disse.

Outro diretor, Ailton de Brito, afirmou que há muitos professores decidindo pelo retorno às aulas. “Nós estamos em 63 delegações e vamos decidir juntos. Fizemos uma avaliação e a maioria está querendo voltar para a sala de aula, mas muitos ainda não. Então, isso será decidido de maneira geral”, alerta o diretor. Segundo a direção da APP, muitos professores acreditam que a volta às aulas de sala seria uma maneira mais estratégica de pensar nos próximos passos, sem afetar a rotina dos estudantes do ensino público estadual.

Foto: Banda BFoto: Banda B

Greve

A paralisação teve início em protesto ao projeto que promovia mudanças no regime próprio da Previdência, que terminou aprovado na Assembleia Legislativa mesmo com cenas de guerra do lado de fora. Pelas redes sociais, são vários os eventos e categorias mobilizadas. Os demais participantes terão acesso a uma área de visitantes ao estádio do Paraná Clube.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Vila Capanema é tomada por professores; servidores divergem sobre fim de greve

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.