Da SMCS

Os táxis da cidade começam a rodar com bandeira 2 a partir desta terça-feira (1) até as 6 horas do dia 2 de janeiro. A cobrança é prevista em lei e, para esses trabalhadores, a bandeira 2 equivale ao pagamento do 13º salário da categoria.

taxisFoto: SMCS

A cobrança especial no período de fim de ano em qualquer horário do dia foi estabelecida pela Lei Municipal 8794 de 26 de dezembro de 1995. A cobrança opcional no Dia do Taxista – 30 de novembro – é definida pela lei 9208, de 2 de dezembro de 1997.

À exceção da cobrança da Bandeira 2 não há qualquer outra alteração nos valores que podem ser cobrados do usuário pelo taxista. A tabela completa (em Português e em Inglês) deve estar afixada em local visível no próprio táxi e também está disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) clicando em Transporte; Táxi e, em seguida, em valores cobrados – serviços de táxi.

O serviço de táxi custa atualmente R$ 2,45 na bandeira 1 e R$ 3,00 na bandeira 2. A bandeirada inicial é de R$ 4,90 e a hora parada custa R$ 24,00. O taxista é autorizado a cobrar R$ 2,45 por mala que exceda a uma unidade por passageiro e este mesmo valor por carrinho de mercado ou outro volume semelhante que exceda a uma unidade por viagem.

Ao longo do ano o taxista só pode cobrar a corrida pela bandeira 2 entre 20h e 6h dos dias úteis; a partir de 13h e aos domingos e feriados em tempo integral até as 6h do dia útil subseqüente.

Além da tabela, o usuário também encontra no site da Urbs a identificação de todos os taxistas e todos os veículos de táxi da cidade. Para isso, ao entrar na página do Táxi, basta digitar o número do táxi no serviço de busca “Consultar Táxi” para ter acesso ao nome completo e foto do proprietário do carro e demais taxistas autorizados pela Urbs a dirigir o veículo. Também há informações do tipo do carro e placa do carro.

Curitiba tem um total de 3.002 táxis, graças à licitação feita no ano passado que ampliou a frota em mais 750 veículos. Até então a cidade tinha o mesmo número de 2.252 táxis que existiam em 1975, quando o sistema foi implantado.

Desde 2013, os táxis passaram a ter horário de pico, em que 100% da frota tem que estar em operação e o autorizatário passou a ser obrigado a trabalhar com o táxi pelo menos quatro horas por dia. Só esta alteração já significou uma ampliação de 30% na oferta do serviço o que, somado à ampliação da frota, atendeu a uma reivindicação antiga da cidade.

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Táxis de Curitiba passam a rodar com bandeira 2 a partir desta terça

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