Por que alguns têm tanta vontade de comer doces? Saiba os motivos e as soluções

do Portal Eu Amo Curitiba

 

Ahh os doces! Deliciosos mas em sua maioria prejudiciais. Inimigos de qualquer dieta fazem qualquer um cair em tentação. Mas e se soubéssemos o porquê daquela vontade irresistível , não seria muito mais fácil escapar da tentação? Conhecendo seu inimigo fica muito mais fácil derrotá-lo.

Confira abaixo quais são os seis principais motivos e dicas de como acabar com eles.

1) Serotonina – Sim o açúcar vicia. E sim, ele mexe com seus hormônios . Além de mexer com a dopamina que é o hormônio do prazer e bem -estar ,também mexe com sua serotonina. Por isso aquela sua vontade louca de comer doces no final da tarde , já que é quando os níveis de serotonina estão mais baixos.

Solução – Consuma alimentos saudáveis que estimulem a serotonina. Banana, lentilha, grão de bico, abacate, cacau e nozes são boas saídas.

2) Hipoglicemia– níveis de açúcar constantemente desequilibrados fazem o desejo pelo doce aparecer. O problema é que ele entra na corrente sanguínea muito rápido, fazendo pico de glicose . E depois desse pico, vem a queda. Acaba-se vítima de um efeito gangorra e você sempre vai querer mais açúcar para melhorar seu humor. Lembre-se que o açúcar também está presente nos alimentos não integrais ( carboidratos refinados como pães, massas e biscoitos).A vontade de comer doce, neste caso, pode aparecer logo após uma refeição.

Solução – Use e abuse das fibras e alimentos integrais. Evite fontes de carboidratos refinados . Coma muitas frutas com quinoa, linhaça , amaranto, aveia …

3) Resistência à insulina– O consumo excessivo de carboidratos refinados ( não integrais, como pães, massas e biscoitos) perturba o equilíbrio do corpo, que precisa produzir quantidades cada vez maiores de insulina para decompor os açúcares. O corpo acaba se tornando resistente à insulina.

PAUSA PARA UM TESTE

Que tal fazer um teste rapidinho para saber se você tem algum problema com o controle de insulina e glicose do organismo?Se você reconhecer 3 ou mais dos sintomas relacionados, fique atento pois este pode ser um indicativo de que realmente há um desequilíbrio em seu corpo.

Ø Dificuldade de concentração

Ø Consumo excessivo de cafeína, chocolate ou cigarro

Ø Excesso de suor

Ø Sede excessiva

Ø Extrema dificuldade de sair da cama

Ø Adormecer no meio do dia ou sentir-se muito sonolento

Ø Incapacidade de manter-se sem uma dose de cafeína ou nicotina

Ø Irritabilidade sem refeições freqüentes

Ø Necessidade de mais de 8 horas de sono por noite

Solução – A maioria dos alimentos processados, que são ricos em açúcar e pobres em fibras, tem o que chamamos de índice glicêmico elevado. Alimentos assim, disparam os níveis de açúcar no sangue rapidamente e provocam a liberação de altos níveis de insulina na corrente sanguínea. Alimentos integrais são os que tem menores índices glicêmicos.

Para conferir quais são os outros três motivos para essa vontade louca de comer doce e as soluções? Clique AQUI e leia a matéria completa







Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.