Da Redação com PRF

Foto: Divulgação PRFFoto: Divulgação PRF

Três motoristas de caminhão, que prestam serviço terceirizado para os Correios, foram presos por crime ambiental na noite desta quinta-feira (12) na BR 116, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos estavam equipados com dispositivos eletrônicos que permitem o desligamento do composto químico de uso obrigatório, injetado no sistema de escapamento com o objetivo de reduzir a poluição atmosférica.

Produzido a partir de ureia de alta pureza, o Arla (Agente Redutor Líquido Automotivo) 32 transforma óxido de nitrogênio em nitrogênio e vapor d’água, gases inofensivos para a saúde humana. Adulterar o sistema para evitar o uso de Arla 32 e assim economizar custos é uma conduta criminosa enquadrada no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. A pena para o crime é de um a cinco anos de reclusão.

Segundo a PRF, o item é obrigatório em ônibus e caminhões com motores do padrão chamado “Euro 5”, fabricados a partir de 2012, que já seguem a sétima fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Sua utilização segue normas internacionais de restrição às emissões de poluentes.

Os três veículos pertencem à empresa Transpanorama Transportes Ltda, com sede em Maringá e ainda estão retidos na Unidade Operacional Taquari da PRF, à espera da perícia.

A PRF encaminhou os três motoristas presos, com 25, 41 e 56 anos de idade, para a Delegacia de Campina Grande do Sul.

Em nota, os Correios informaram que, por se tratar de caminhões de empresa terceirizada prestadora de serviço, vai acionar, de imediato, os responsáveis legais da referida empresa para a prestação dos devidos esclarecimentos. Detectada a irregularidade, a terceirizada será submetida às sanções administrativas cabíveis.

Também em nota, a A Transpanorama Transportes informou que coloca-se à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários, sobre o assunto relatado hoje na região metropolitana de Curitiba comprovando o fiel cumprimento de todas as normas vigentes. A Transpanorama Transportes conta com mais de 30 anos de mercado e tem em seu histórico a adoção de políticas voltadas para o bem-estar social e ambiental.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Polícia aborda caminhões dos Correios na RMC e prende motoristas por crime ambiental

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.