Por Marina Sequinel

doula-dentro(Foto: Divulgação)

Um grupo de mulheres organiza, para a próxima terça-feira (8), uma manifestação a favor da presença de doulas durante os partos em hospitais e maternidades de Curitiba. O protesto está marcado para as 8h, em frente a Câmara Municipal, no Centro da cidade. No início da semana, os vereadores votam o projeto de lei que obriga as instituições a permitirem a entrada dessas acompanhantes junto com a gestante.

“A doula dá apoio emocional, psicológico e alívio da dor para as futuras mamães, tudo com muito respeito e carinho. Ela tem um papel profissional durante o parto, diferente do pai da criança ou de outro acompanhante. Hoje, a mulher tem que optar pela presença de um ou de outro nesse momento tão importante da vida dela. Queremos que ela tenha direito aos dois”, explicou Drielle Fernanda Greguer, uma das organizadoras do evento, em entrevista à Banda B nesta terça-feira (1º).

Segundo ela, a aprovação da lei, do vereador Edmar Colpani (PSB), é essencial para combater a violência obstétrica, que é caracterizada pelo desrespeito, assédio moral ou físico, além de abuso e negligência no momento do parto. “Muitas gestantes estão insatisfeitas com os atendimentos que acontecem hoje nos hospitais da cidade. A presença da doula, que tem um vínculo forte com a futura mamãe durante toda a gravidez, pode evitar que esse tipo de situação ocorra com as nossas mulheres”, completou Drielle, que está na 23ª semana de gestação.

A página da manifestação no Facebook conta, até o momento, com cerca de 160 pessoas confirmadas no evento. “Na última sexta-feira (26), houve uma reunião entre as doulas e os hospitais para a adequação do projeto de lei. Agora, vamos esperar pela votação”, disse o vereador Colpani, autor da proposta. “A figura da doula surge justamente para preencher a ausência de apoio psicossocial durante o parto, suprindo a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade”, concluiu o vereador.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Por aprovação da presença de doulas em partos, mulheres organizam manifestação

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.