Outono no Paraná deverá ter eventos meteorológicos ‘severos’; de geada a tempestades

Por Luiz Henrique de Oliveira

 

 

O outono já comanda o Paraná. A segunda estação mais fria do ano teve o pontapé inicial na manhã desta segunda-feira (20). Sem fenômenos como La Niña ou El Niño atuando, a previsão é de um outono típico, com eventos meteorológicos ‘severos’, como tempestades e geadas.

Outono começou na manhã desta segunda-feira (Foto: Luiz Costa SMCS)

No Paraná, historicamente, ocorre uma redução das chuvas no outono. No final da estação, no mês de junho, as massas de ar frio ficam mais persistentes sobre o continente proporcionando períodos mais estendidos da condição de atmosfera estável. Com isto estão previstos eventos de geadas formadas nos vales, quando após a progressão das frentes frias ingressam massas de ar mais frias.

Em comparação a anos anteriores, o que chama a atenção é que não há fenômenos meteorológicos atuando, que normalmente causam um índice maior de chuva e temperaturas mais altas, conforme descreveu à Banda B o meteorologista Cesar Duquia, do Instituto Tecnológico Simepar.

“Será uma estação bem comportada, com a queda na chuva e a entrada de massas de ar polar. São previstos eventos meteorológicos severos, como tempestades, uma vez que temos  a possibilidade de dias seguidos sem chuva e a entrada de frentes frias com muita força”, descreveu o meteorologista.

Sem a ação de fenômenos, a possibilidade de temperaturas mais frias do que nos últimos anos ganha força. Desde a semana passada, inclusive, os curitibanos já percebem dias mais frios. Hoje a capital amanheceu com 14°C. Nos próximos dias, a tendência é que continue da mesma forma, com temperaturas variando entre 12°C e 24°C.

 









Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.