Da Redação

cancer-da-mamadentro(Foto: Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) vai realizar um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras para mulheres vítimas do câncer de mama. Os procedimentos, pré-agendados, devem acontecer até este sábado (29) em Curitiba e em Londrina, no Norte do Paraná, como o encerramento da campanha do Outubro Rosa.

A ação social terá lugar nos seguintes centros: Hospital de Clínicas da UFPR, Hospital Evangélico, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Cajuru, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Pilar (Curitiba); e Hospital da Universidade Estadual de Londrina (Londrina).

A expectativa da entidade é a de operar mais de 850 pacientes por intermédio da campanha em nível nacional. No Paraná, estão previstas aproximadamente 80 cirurgias. O trabalho é voluntário e envolve apenas médicos da SBCP. A iniciativa é tradicional e tem a parceria da Fundação Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (IDEAH).

Para mais informações, basta ligar para o telefone (41) 3335-5700.

Estatísticas

Dados da SBCP mostram que, ao ano, são realizadas no Brasil, cerca de 1,5 milhão de cirurgias plásticas. Destas, 500 mil são reparadoras. A demanda, no entanto, é bem superior. É o caso das pacientes vítimas do câncer de mama. Muitas ainda se encontram na fase mais produtiva e pretendem retomar a sua vida pessoal, social e profissional implantando uma prótese de silicone, mas esbarram nas dificuldades do sistema público. A fila para conseguir uma prótese pelo SUS, em média, é superior a 1,5 ano.

A diretoria da SBCP-PR reconhece que os somente os mutirões não são capazes de acabar com as dificuldades do SUS. Mas acrescenta que, cada mutirão tem importância essencial no sentido de conscientizar autoridades e o governo sobre um problema social grave, que precisa de solução imediata.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Médicos fazem mutirão gratuito de cirurgias reparadoras para mulheres com câncer de mama

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.