Por Felipe Ribeiro e Daniela Sevieri

O vice-presidente da República, Michel Temer, participou neste sábado (13) do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, em Curitiba, e anunciou a criação de centros nacionais de apoio para crianças com microcefalia. Assim que chegou à capital, ele se reuniu com o prefeito Gustavo Fruet, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e também com membros das Forças Armadas. A caminhada, que visa “dar o exemplo”, acontece em várias cidades do país e saiu do bairro Pinheirinho até o Boqueirão.

temerfruetFoto: Reprodução Facebook Gustavo Fruet

Na capital, Temer evitou falar de Dilma e reforçou ações importantes para o combate ao mosquito. “Não adianta apenas que Estados e União se envolvam, precisamos de uma mobilização da sociedade brasileira e um trabalho permanente. Estamos com uma situação preocupante, principalmente em relação ao zika. O governo federal está organizando centros de apoio a crianças com microcefalia, pelo ministro Marcelo Castro, uma vez que nossa preocupação também é com o futuro”, disse.

Durante a entrevista coletiva, o vice-presidente também afirmou que este é um momento que pode significar uma mudança de hábitos por parte dos brasileiros. “Quem sabe assim as pessoas se conscientizem que a doença é evitada quando não jogamos pneus nos rios ou descartando lixo em local adequado”, concluiu.

Mobilização

Cerca de 2,3 mil militares do Exército e da Aeronáutica participam da ação educativa na cidade, com distribuição de material informativo para a população, incluindo um check-list de pontos que devem ser verificados em casa para evitar focos do mosquito.

Todas as unidades do Exército e da Aeronáutica na cidade participarão da operação, distribuídas da seguinte forma:

Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão do Exército: atuará nos bairros Boqueirão, Hauer e Guabirotuba;

20º Batalhão de Infantaria Blindada: Fanny, Lindóia, Guaíra, Parolin e Prado Velho;

5º Batalhão Logístico: Fazendinha, Portão, Água Verde, Santa Quitéria, Seminário, Batel, Bigorrilho, Mercês;

5º Batalhão de Suprimentos: Jardim Botânico, Rebouças, Alto da XV, Centro, Cristo Rei;

27º Batalhão Logístico: Tarumã, Jardim Social, Hugo Lange, Cabral, Ahú, Bom Retiro, Centro Cívico, São Francisco, Alto da Glória;

Cindacta II: Bacacheri

Hospital Geral de Curitiba: região do Parque Barigui.

Varredura

Na próxima segunda-feira (15), os militares iniciam uma operação de varredura de imóveis das regiões do Centro (segunda e terça-feira), Jardim Botânico e Cristo Rei (quarta-feira), Rebouças (quinta-feira) e Santa Quitéria (sexta-feira).

O objetivo é remover criadouros de mosquitos, aplicar água sanitária onde for necessário e orientar os donos dos imóveis.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Em Curitiba, Temer participa de ação contra o Aedes e anuncia centros para crianças com microcefalia

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.