(Assessoria do Sinpes)

Entre os dias 31/01 e 04/02/2022 o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES realizou uma consulta online com a comunidade acadêmica do ensino superior privado de Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo da pesquisa foi questionar professores/as, alunos/as e outros trabalhadores/as das instituições de ensino superior sobre a obrigatoriedade do Passaporte da Vacina para o retorno das aulas presenciais.

O sindicato ainda questionou os participantes sobre quantos estavam completamente imunizados/as contra a Covid-19; sobre a exigência de testes de detecção do Coronavírus para aqueles/as que não se vacinaram possam retornar às universidades; se gostariam que houvesse a opção de continuar com o ensino remoto (online) quando as aulas presenciais voltarem, entre outras. Participaram estudantes, docentes/as e demais trabalhadores de sete instituições de ensino superior privado de Curitiba e Região Metropolitana.

E o resultado mostrou que a maior parte dos participantes é favorável à exigência do Passaporte da Vacina para aqueles/as que retornarão às universidades: 66,3% foram a favor e 33,7% contra. Além do Passaporte, quem respondeu ao questionário também se mostrou, em sua maioria, a favor da exigência de testes de detecção do Coronavírus para aqueles/as que não se vacinaram possam retornar às aulas: 64,5 % se disseram a favor da medida e 35,5 % contra.

Quando questionados se “se sente seguro (a) para retornar às aulas presenciais?” 74,9% disse não se sentir seguro e 25,1% revelou que se sente segura na volta às universidades.

A maioria das instituições voltará ao ensino presencial, é o que mostrou a pesquisa: 71,6% dos participantes disseram que onde estudam ou trabalham as aulas serão presenciais; 21,3% responderam que as aulas serão presenciais e remotas e 7,1% disse que as aulas serão online. E a maior parte dos participantes respondeu que gostaria que houvesse a opção de continuar com o ensino remoto (online) quando as aulas presenciais voltarem: 81,8% frente a 12,2% que respondeu que não.

O Sinpes também questionou a quantidade de vacinas que os participantes haviam tomado. Apenas 42,5% do total respondeu que tinha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 mais a dose de reforço; 29% respondeu que tomou as duas doses; 25% apenas uma dose e 2,5% não se vacinou.

Para o presidente do Sinpes, professor Valdyr Perrini, o resultado da pesquisa atesta que o Sinpes, ao sustentar a necessidade de ser exigido passaporte de vacinação para que os integrantes das comunidades acadêmicas atuem presencialmente, ostenta sensibilidade em relação aos anseios da maioria dos professores/as das instituições de ensino superior, representando estímulo e legitimidade para que a instituição sindical continue a atuar nesse sentido.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Banda B.
Leia mais em www.aroldomura.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Comunidade acadêmica de Curitiba e RMC é a favor do Passaporte da Vacina

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.