Por Luiz Henrique de Oliveira

debate(Foto: Banda B)

Por que o Brasil tem índices tão alarmantes quando o assunto é a violência no trânsito? Com frequência, os motoristas são flagrados dirigindo embriagados. É uma terra sem lei. A punição para a morte de outra pessoa é o pagamento de fiança – na maioria das vezes, um pouco mais de R$ 7 mil – e um processo judicial que pode se arrastar por anos. Exemplo disso é o caso do ex-deputado Ribas Carli Filho, que, há seis anos, matou dois jovens em um acidente de trânsito no bairro Mossunguê, em Curitiba. Até hoje ele não foi julgado.

transito(Foto: Divulgação – Agência Brasil)

Além da embriaguez, o fator pressa assusta. Um motorista, muito bravo, buzina para o outro quando está com pressa. Se o outro buzina quando ele está tranquilo, o condutor fica bravo da mesma forma. A gentileza parece passar longe, e, quando ela vem, pode causar acidente, já que o outro às vezes não entende o gesto – já que isso não é uma regra, mas sim uma exceção.

Em Curitiba e região, os números de atropelamentos de pedestres e ciclistas assustam. Por que é tão difícil um respeitar o espaço do outro? Por que a Via Calma, compartilhada por motoristas e ciclistas, e com velocidade máxima de 4º km/h, é alvo de tantas críticas?

Onde anda a paciência do curitibano quando o assunto é trânsito? Por que ao invés de mostrar o dedo do agradecimento o motorista prefere usar aquele do meio?
Ainda em todo esse contexto, em rodovias que cortam Curitiba, muitos acidentes acontecem por imprudência. A ultrapassagem perigosa e o excesso de velocidade causam mortes dia após dia. Campanhas educativas são feitas, a imprensa alerta, mas por que tudo isso entra por um ouvido e sai pelo outro?

Dirigir com consciência e responsabilidade, assim como conhecer e saber evitar os fatores que mais levam à ocorrência de acidentes são atitudes importantíssimas. Nem sempre, ou quase nunca, isso é levado a sério. Por quê?

Esse é o tema do Banda B Rádio Debate que vai ao ar neste domingo (24) a partir das 12h. Os convidados desta edição são: professor Celso Mariano, especialista em trânsito, Leonardo Napoli, coordenador da escola pública de trânsito do Departamento de Trânsito de Curitiba (Detran-PR), Mauro Gil Meger, diretor vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Ouça a chamada do programa abaixo:

[jwplayer mediaid=”143531″]

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Banda B Rádio Debate deste domingo discute soluções para a violência no trânsito

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.