Redação

Protesto dos bailarinos em frente ao Guaíra nesta quinta- Reprodução Facebook

Bailarinos do Balé Teatro Guaíra fizeram um protesto na tarde desta quinta-feira (23) uma manifestação chamada de “Grito de Adeus”, em frente ao Guairão. Vestidos de preto, eles dançaram em protesto contra a decisão do Governo do Paraná de demitir todo o corpo de balé.

Os 22 bailarinos do teatro devem ser exonerados na próxima terça-feira, 28, segundo os comissionados. Uma ação do Ministério Público considerou inconstitucional a contratação de funcionários em comissão para cargos do setor artísticos, no ano passado. Com a decisão judicial, deve ser realizado um concurso público para a contratação de profissionais, com processo seletivo de concorrência aberta para todos os brasileiros.

Os bailarinos dizem que, apesar das promessas do Governador do Paraná e do Secretário de Cultura de que não haveria pausa nas atividades e nenhuma diminuição de salários e cargos, artistas e a cultura do Estado do Paraná se encontram desamparados. Uma previsão otimista, segundo os comissionados, é que ocorra uma audição aberta para que o Balé seja recomposto na metade do mês de abril, e até lá o BTG não existirá. Oficialmente não há data para a nova seleção dos profissionais e nem informações sobre o salário e condições de trabalho.

O maior receio da equipe é a respeito do hiato entre a demissão e a recontratação do corpo de artistas, já que o atual contrato de cargo de comissão foi julgado e considerado inconstitucional.

“Uma sociedade se transforma através da arte, e o Balé teatro Guaíra representa grande parte das ações culturais do Estado. Por isso é fundamental a presença de todos que se preocupam com o futuro da arte no estado do Paraná”, afirma Ane Adade, uma das bailarinas à frente da manifestação.

Outro lado

Em nota, o Governo do Paraná informou que está cumprindo a ordem do TJ-PR, que determina a extinção dos cargos em comissão. Além disso, o governo afirmou que está se esforçando para manter em funcionamento o grupo de balé dentro dos princípios legais. Por isso, foi criada a “Palco Paraná”, que deve fazer um processo seletivo para preencher o quadro de bailarinos. A data do processo seletivo não foi informada.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Bailarinos do Teatro Guaíra dançam vestidos de preto em protesto contra demissão em massa

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.