Por Elizangela Jubanski e Djalma Malaquias

PCE-SAB4Visita com alimentos diferenciados acontece uma vez por mês. Foto: DM/Banda B

A reunião entre o Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) e representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) definiu que as sacolas das famílias que estão à espera pela visita vão entrar na Penitenciária Central do Estado (PCE). Os agente penitenciários iniciaram uma greve geral por tempo indeterminado neste sábado (23), no fim de semana de visitas que permitem a entrada de alimentos diferenciados. Houve confusão em frente à PCE e, agora, as partes procuram conciliações sobre a possibilidade da visita.

O diretor Luiz Alberto Cartaxo Moura, após a reunião, disse que ainda analisaria, juntamente com a Vara de Execuções Penais, sobre a legalidade da greve dos agentes penitenciários. “É preciso que um efetivo mínimo esteja trabalhando. Estou aqui há pouco tempo e pelo que vi não é questão salarial, é seguranla mesmo. Já recebeu a pauta de reivindicações e vamos analisá-la”, disse à Banda B.

Ainda pode acontecer a visita, caso a análise de que há efetivo cumprindo a carga horária. De acordo com o Governo do Estado, 60% dos agentes estão parados. Para o Sindarspen esse número chega a 90%.

Desde as 11 horas, as famílias se revezam para entrar com as sacolas até uma parte coberta que antecede a entrada dos complexos penais. Os alimentos e as bebidas serão levados para os presos, após uma verificação de praxe. Uma gestante passou mal e precisou ser amparada. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado. A mãe de um detento está em frente à PCE e disse que não vai embora sem vê-lo. “O pai dele morreu. Preciso avisar isso para ele e ver que possibilidade ele tem para ir no enterro do pai”, disse a mãe do jovem preso por tráfico de drogas.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Após reunião com agentes, Depen autoriza entrada de sacolas; visitas ainda podem acontecer

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.