(Foto: Pixbay)

 

Um novo vírus capaz de acessar informações de um smartphone a partir de aplicativos como o WhatsApp foi identidicado por especialistas em segurança. Batizado como ZooPark, o vírus atinge aparelhos móveis Androids e foi detectado atingindo usuários de países do Oriente Médio.

Trata-se de um vírus sofisticado e direcionado. Segundo especialistas, parece ter sido criado com a intenção de se infiltrar nas conversas de determinados usuários localizados em um número limitado de países, como Jordânia, Egito e Líbano.

“Com a nossa estatística de detecção, observamos menos de 100 alvos. Essa e outras provas indicam que os alvos são especificamente selecionados,” disse ao ZDNet Alexey Firsh, especialista em segurança na Kaspersky Lab, empresa responsável pela identificação do ZooPark.

A ferramenta, que pode ser considerada de ciberespionagem, é um dos mais sofisticados capazes de atingir Androids. Por conta disso, especialistas acreditam ter sido desenvolvido por um sistema de inteligência robusto, com muitos recursos – e não vindo de um pequeno grupo de hackers.

Para ler a matéria completa no Extra clique aqui.