Por Elizangela Jubanski

zeladores

Zeladores passam por treinamentos antes de escalarem prédios pichados. Fotos: ACGB

Nesse momento, dois zeladores alpinistas estão escalados em prédios de Curitiba praticando o ‘despiche’. São apartamentos, condomínios, construções, praças e todos os locais inacessíveis a outros auxiliarem de serviços gerais. O trabalho é feito pela Associação de Condomínios Garantidos no Brasil (ACGB) sem custo algum aos donos das paredes. Os trabalhadores são mantidos por mantenedores da associação e o projeto quer deixar a cidade mais limpa, livre de pichações.

zeladores-2

Zeladores atuam em prédios de toda a cidade. Foto: ACGB

Para a coordenadora de projetos da ACGB, Deise Margareth Fonseca, o projeto se intensificou após o aumento do número de pichações na cidade. “Esse trabalho existe desde o início da entidade, mas as pichações aumentaram muito e não eram acessíveis. Pensamos em como fazer essa limpeza com a contratação de pessoas especializadas para fazer isso. Está dando certo”. Os salários e os encargos dos profissionais são reembolsados por empresas que trabalham na antecipação e cobrança de condomínios.

Todos os equipamentos de segurança para o trabalho dos zeladores é imprescindível, o que torna a atividade desses profissionais com custo alto para esses condomínios. No entanto, a intervenção do despiche da associação é voluntário, ou seja, os locais que serão limpos arcam apenas com tintas ou produtos de remoção do piche. “É uma parceria onde os moradores ganham. Esses dois trabalhadores atuam dentro de uma agenda específica e, dentro da possibilidade, vão atender todos da lista”, explicou.

E a procura é grande, garante Deise. O condomínio que quiser os serviços dos zeladores alpinistas devem entrar em contato com a ACGB. “Os trabalhadores vão agendar uma avaliação de risco para planejar a ação do despiche no local. Depois entram em uma agenda que é seguida todos os dias. A gente não vai pintar o prédio todo, vamos apenas praticar o despiche e deixar a cidade mais bonita”, finaliza.

A ACBG é uma associação sem fins lucrativos que existe desde 2000 e pratica diversas ações que melhoram o meio ambiente urbano. Para entrar em contato o telefone é 3223-7708.