Por Marina Sequinel e Flávia Barros

(Fotos: Flávia Barros – Banda B)

A Vigilância Sanitária de Curitiba promove, desde a manhã desta sexta-feira (5), uma ação para tirar dúvidas e receber denúncias da população na Boca Maldita, no Centro da cidade. O evento acontece até as 17h de hoje e das 9h às 12h neste sábado (6).

“As pessoas podem nem perceber, mas nós estamos presentes na vida delas desde a hora que elas acordam até quando vão dormir. Quando escovam os dentes pela manhã, por exemplo, a pasta de dente que elas usam é controlada pela Vigilância Sanitária. Assim como o shampoo, sabonete e demais produtos”, disse o sanitarista Alfredo Benatto em entrevista à Banda B.

Segundo ele, a fiscalização abrange ainda os alimentos e medicamentos consumidos pela população, além de serviços utilizados, como corte de cabelo ou manicure. “Recentemente tivemos o caso de lotes retirados de circulação devido ao índice de pelos de rato. Mas temos situações ainda mais graves que essa, como os agrotóxicos, que são excessivos na nossa comida. Cerca de 30% dos produtos fiscalizados estão com o limite máximo acima do permitido”, completou Benatto.

Quem quiser tirar dúvidas ou fazer denúncias de irregularidades pode ir até a tenda da Vigilância Sanitária na Rua XV de Novembro ou ligar para o número 0800 644 4414. Em Curitiba, os moradores podem entrar em contato com o órgão por meio do 156.

A ação, que acontece hoje e amanhã, conta com a parceria do Detran, Sebrae, Secretaria Municipal de Saúde, Fecomércio, Sesc, Coordenação de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa/PR e Corpo de Bombeiros.