Por Marina Sequinel

O Instituto Tecnológico Simepar publicou nessa sexta-feira (4) um vídeo no youtube que mostra o caminho da tempestade que atingiu Curitiba na última quinta (3) e como ela se formou. No vídeo, o fenômeno está marcado na cor rosa. Às 15h41, a tempestade ingressou na cidade pelo bairro Botiatuvinha. Seis minutos depois, vendaval e granizo atingiu os bairros Vista Alegre e Mercês.

video-tempestade-051013-bandab

(Imagem: Reprodução – Youtube)

Às 15h51, a tempestade atingiu o Centro, o Bom Retiro, São Francisco e arredores. Minutos depois, já estava entre o Jardim Botânico e o Jardim das Américas. Às 16h07, o temporal se deslocou para São José dos Pinhais, na região metropolitana, com perda de intensidade.

O fenômeno afetou 300 mil pessoas em Curitiba, derrubou 112 árvores e 57 galhos, 64 mil habitantes ficaram sem energia elétrica e três sofreram ferimentos leves, segundo a Defesa Civil.  No dia seguinte ao vendaval, a cidade parecia um cenário de guerra: postes caídos, casas destelhadas, árvores arrancadas pela raiz, carros danificados, fios elétricos pelo chão.

Ainda neste sábado (5) é possível avistar resquícios da tempestade. Assista ao vídeo do Simepar no player abaixo:

Notícia relacionada

Temporal atingiu 256 mil pessoas em Curitiba; serviços continuam afetados