Da Assessoria

(Foto: Divulgação)

Os preparativos finais para a apresentação do espetáculo “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, que acontecerá no dia 14 de abril, Sexta-feira Santa, na Pedreira Paulo Leminksi, em Curitiba/PR, estão a todo vapor. Nesta quinta-feira (13), às 19h30, será realizado o ensaio geral pelo Grupo Teatral Lanteri, no mesmo local do espetáculo.

Ao todo são cerca de 1.200 pessoas, incluindo atores, figurantes e equipe de produção coordenados por três diretores: Aparecido Isabel Massi, Edson Martins e Julio Miranda. Para quem está de fora é difícil imaginar quantas histórias podem ser tiradas destes anos de caminhada. Desde romances até curiosidades de bastidores. Todos se envolvem com o espetáculo, no ensaio, na produção de palcos, adereços, figurino, maquiagem e apresentação.

Lanteri em 40 anos

Formado há 40 anos, o Grupo Teatral Lanteri já marcou a história da arte paranaense. O começo modesto, com apenas 45 pessoas, na paróquia São Paulo Apóstolo, na Vila São Paulo, não impediu que a encenação da sua peça mais tradicional – “A Paixão de Cristo” -, alcançasse o status de mega show, que está completando 39 anos de apresentações consecutivas.

O que começou com o desejo de um dos diretores de tornar a encenação da Paixão de Cristo uma tradição apenas no bairro, acabou se tornando tradição na cidade de Curitiba e serve como inspiração para trabalhos semelhantes. Ainda assim, há inúmeros espectadores fiéis, que viajam de outras cidades apenas para prestigiar o grupo que se consagra por tanto empenho e determinação, em torno da história mais conhecida de todos os tempos.

Em todo esse período, com o mesmo espetáculo, eles já passaram pelo Largo da Ordem, Centro Cívico, Pedreira Paulo Leminiski e Bioparque, pontos turísticos da capital do Paraná.

 Outras histórias

O evento que não tem caráter religioso, mas é um espetáculo bíblico, também tem uma história de bastidores, que paralela aos ensaios e apresentações, vem se desenvolvendo ao longo dos anos e marcando a vida dos diretores, atores, voluntários e colaboradores, e reúne uma diversidade de perfis. Ninguém recebe nada pelo trabalho, mas se fortalece pela amizade.

Romances também fazem parte do enredo desta “segunda história”. Muitos casais se conheceram, namoraram e se casaram, e agora vêem seus filhos e até netos participarem juntos. O Grupo diversifica com a mudança dos cenários, maquiagem e figurinos. Eles já alteraram o número de cenas, adereços, roteiro, enfim, atuam sempre demonstrando o talento que têm para contar a história do martírio e vitória de Jesus com verdade e criatividade.

Ensaios

O Grupo está sempre aberto à participação de novos integrantes. O convite é para qualquer pessoa, não importando idade, sexo ou religião e sem cobrança de inscrições ou taxas, bastando comparecer diretamente ao local dos ensaios que acontecem sempre aos sábados e domingos, exceto na semana da apresentação, que terão dias agendados previamente.

Apresentação:
“Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo 2017”
Data: 14 de abril
Local: Pedreira Paulo Leminiski
Endereço: Rua Joao Gava s/n – Pilarzinho – Curitiba/PR

Ensaios:
Horários: sábados, às 19h e domingos, às 14h30
Local dos ensaios: CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba
Endereço: Rua Frederico Maurer, 3015 – Boqueirão – Curitiba/Pr