Os atos de vandalismo contra o transporte coletivo por parte dos torcedores do Atlético e do Paraná no domingo (21), na primeira rodada do Campeonato Paranaense, trouxeram à tona um projeto de lei, já protocolado na Câmara Municipal de Curitiba, que quer responsabilizar os clubes pelos atos de seus adeptos. O vereador Tico Kuzma (PSB), autor do projeto, falou à Banda B que os times podem chegar a perder os mandos de campo em caso de punição.

“Nós queremos com este projeto diminuir os atos de vandalismo que acontecem em dias de jogos em Curitiba. Os clubes, como entidades organizadoras do evento, seriam responsabilizados pelos atos dos torcedores, caso os policiais consigam comprovar de que times eles eram”, explicou o vereador.

Segundo Kuzma, os clubes podem até perder os mandos dos jogos. “As equipes seriam multadas em R$ 10 mil e caso não se manifestem podem até perder mandos de campo”, relatou.

Questionado se isto não estaria jogando aos clubes uma responsabilizade que não é deles, o vereador manteve postura favorável ao projeto. “Vejo como um meio de mostrar ao torcedor que se praticar o vandalismo vai prejudicar o seu clube do coração. Talvez assim esta situação melhore”, concluiu.

O projeto de lei deve ir à votação nas próximas semanas.