O volume de vendas no comércio paranaense cresceu 5,5% no mês de março em comparação com o mesmo mês de 2012, de acordo com Pesquisa Mensal do Comércio foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15). O desempenho fica acima da média nacional, que fechou em 4,5%. O faturamento real (descontada a inflação) na definição ampliada, que contempla ainda veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, expandiu 7,3% em março, enquanto a média do Brasil foi de 3%.

De acordo com a pesquisa, as principais influências foram os segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico (17,3%), veículos, motocicletas, partes e peças (13,7%), hipermercados e supermercados (8,7%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (7,1%) e combustíveis e lubrificantes (7%).

Acumulados

No primeiro trimestre, o comércio do Paraná ficou à frente dos estados mais dinâmicos do País, com crescimento de 7,6% das vendas reais, diante do crescimento de 3,8% para o Brasil. Os destaques vieram da comercialização de veículos, motocicletas, partes e peças (14,1%), artigos de uso pessoal e doméstico (13,3%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (10,0%) e combustíveis e lubrificantes (8,9%).

No desempenho acumulado em 12 meses, encerrados em março, as vendas reais no comércio paranaense superaram a média nacional, com aumento de 7,8%, frente à variação de 7,2% no País. Foi a terceira melhor taxa entre os estados do Sul e Sudeste, atrás apenas do Rio Grande do Sul (8,5%) e de São Paulo (8,2%). As performances mais importantes foram de artigos de uso pessoal e doméstico (18,8%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (17,0%), veículos, motocicletas, partes e peças (11,3%) e combustíveis e lubrificantes (10,2%).