Por Felipe Ribeiro

utfpr interditada

Foto: Camila Ribeiro Lemos

Um vazamento de material tóxico interditou um dos prédios da sede Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) durante a manhã desta terça-feira (15), no bairro Campo Comprido, em Curitiba. De acordo com informações dos bombeiros, cerca de 1 litro de bromo foram derramados e duas viaturas precisaram ir ao local.

Ainda de acordo com os bombeiros, a situação foi rapidamente controlada e o bloco C deve ficar interditado até a manhã de quarta-feira (16). Foram utilizados agentes reagentes para eliminar os riscos. Não há informação de que qualquer pessoa tenha sido contaminada.

A Banda B entrou em contato com a assessoria da UTFPR que passou o telefone do departamento de química, onde um funcionário confirmou a interdição.

Em nota, a universidade informou que o vazamento de uma ampola de 250 ml do elemento químico Bromo  já foi totalmente controlado. O incidente, que aconteceu em um dos laboratórios de pesquisa do Bloco C, foi prontamente comunicado ao Corpo de Bombeiros, que realizou a devida limpeza da área. Considerando que se trata de um produto bastante volátil (e seguindo a orientação dos próprios bombeiros), as atividades no referido bloco estão suspensas durante toda a terça, retornando na quarta-feira, dia 16 de abril. Os outros blocos da Sede Ecoville não foram afetados pelo vazamento e estão funcionando normalmente.”