As universidades estaduais vão levar a empresários suas pesquisas e projetos que podem significar conquistas tecnológicas para o processo de inovação das empresas. Serão realizados seis encontros preparatórios, as feiras Inovatec Regional, para fortalecer o contato entre os setores e fomentar pesquisas, conhecimento e inovação a partir do interesse do setor produtivo, para o desenvolvimento sustentável do Paraná.

O primeiro encontro será em Londrina, na quinta-feira (16), às 19h30 no anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). O projeto Inovatec Regional 2013 pretende promover meios e ações para a criação de ambiente propício ao surgimento, ao desenvolvimento e à atração de atividades econômicas de base tecnológica. O evento estadual está programado para outubro, em Curitiba.

As feiras Inovatec regionais, com apoio da Fundação Araucária e da Celepar, são realizadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP).

“Promover o diálogo entre as instituições de ensino superior e a sociedade faz parte dos esforços do governo para mudar sua matriz econômica, desenvolvendo atividades de base tecnológica e incentivando a consolidação de empreendimentos distribuídos por todo território paranaense”, explica o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

O secretário reforça que esta é uma excelente oportunidade para os interessados em divulgar suas pesquisas à comunidade empresarial. Em cada evento regional será realizado um workshop que tem, entre seus temas, palestra sobre a necessidade da inovação para aumentar a competitividade das empresas; além de debate sobre a Lei de Inovação e formas de financiamento à disposição do setor produtivo interessado em inovação.

Os próximos encontros serão em Cascavel, no dia 28, e, a partir de julho, em Maringá, em Guarapuava, Ponta Grossa e Toledo. Para mais informações do evento acesse: www.seti.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=183.