Os estudantes que optaram pelas 529 vagas da UFPR destinadas para o Sisu- Sistema de Seleção Unificada, que prevê o acesso ao ensino superior através das notas obtidas no Enem devem fazer a matrícula a partir de sexta-feira, no Núcleo de Acompanhamento Acadêmico no Prédio Histórico da praça Santos Andrade. O prazo para esta primeira etapa vai até o dia 22 de janeiro.

A UFPR teve 46.420 estudantes inscritos, uma procura significativa de acordo com a pró-reitora de Graduação Maria Amélia Sabbag Zainko, em virtude da política estudantil que a instituição mantém como os diversos tipos de auxílios para os estudantes. Os cursos mais procurados são Direito noturno, que tem 10 vagas e 3.344 inscritos. Psicologia aparece em seguida com 2.083 candidatos para oito vagas. Biomedicina tem 701 candidatos inscritos para três vagas. Depois aparecem Direito (manhã) com 2.261 inscritos para 10 vagas e Medicina Veterinária com 1.259 candidatos para seis vagas.

As matrículas serão feitas de acordo com o curso pretendido e a tabela com os horários está disponível no site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br.

A pró-reitora também alerta para que os estudantes que não foram selecionados desta vez se mantenham atentos porque novas chamadas serão realizadas. Como os estudantes puderam optar por mais de um curso e em várias instituições, há diversas chances ainda. O fato do nome não ter aparecido nesta primeira listagem não significa a exclusão, destacou a pró-reitora. Os estudantes acompanham a listagens pelo site do MEC: www.sisu.mec.gov.br. Também há um telefone gratuito: 0800-616161.

Em todo País quase dois milhões de estudantes se inscreveram para as vagas do Sisu em 101 universidades. Muitas não fazem vestibular e adotaram apenas o Enem como critério de seleção.