Redação com assessoria

As manifestações que tomam conta das ruas de todo o Brasil começaram, sem dúvida, na internet. Elas estão espalhadas, compartilhadas e apoiadas pelas redes sociais. Todos falam, marcam os encontros, organizam a pauta e compartilham a “cobertura” em tempo real dos protestos. Um levantamento da agência digital Today mostra que o twitter foi o principal canal das mobilizações que aconteceram no Brasil.

21.06.13 - MANIFESTAÇÃO9

(Foto: Juliano Cunha – Banda B)

A agência fez o levantamento nas principais redes sociais do Brasil e mostrou que somente na última segunda-feira (17/6), os protestos que tomaram o país foram mencionados 548.944 vezes, sendo que 88% desses comentários vieram do Twitter (483.839). No Facebook, a participação foi de 10%, enquanto outras mídias responderam por 2% da repercussão.

O especialista em martketing e diretor de criação da Pontodesign, Joaquim Fernando Presas,  falou à Banda B sobre o que muda a partir destes eventos disseminados nas redes sociais. “Certamente o governo ficará mais atento aos anseios da população nas redes , ao perceber o poder de mobilização delas. Se não tivéssemos estes sites, não haveria tamanha mobilização. O impacto disto tudo, inclusive em futuras campanhas de marketing, ainda precisa ser estudado. Por sorte, não houve censura, como aconteceu, por exemplo, em Egito”, disse.

Entre os termos mais mencionados, estiveram #vemprarua, #ogiganteacordou, #protestosp, #mudabrasil e #semviolencia.As hashtags (palavras chave antecedidas pelo jogo da velha #) evidenciam outra tendência dos protestos: incorporar slogans de campanhas publicitárias às manifestações. A Fiat, que recentemente lançou a campanha “Vem para a rua” com o objetivo de celebrar a Copa das Confederações no País, viu o seu conceito disseminado, literalmente, pelas ruas com cartazes e ainda atingir os trending topics do Twitter com a hashtag #vemprarua e se espalhar por todas as esferas digitais.

“O gigante acordou” é outro slogan usado nas manifestações e que também esteve entre os trending topics brasileiro com a hashtag #ogiganteacordou. A mensagem criada por Alexandre Gama, CCO global da Neogama/BBH, há um ano e meio, fez parte de uma campanha da Johnnie Walker exclusiva para o Brasil.