Da Redação

Com o turismo prejudicado desde o deslizamento da Estrada da Graciosa, a Prefeitura de Morretes espera receber 100 mil visitantes até o próximo dia 11 de maio na 31ª Feira Agrícola e Artesanal do município, a Festa Feira. O evento conta com 64 participantes, entre segmentos da agroindústria, artesanato, bares, restaurantes e lanchonetes, floricultura e shows.

barreado

Foto: Divulgação

“Morretes está preparada para receber os visitantes e acreditamos que, nos 11 dias do evento, teremos a participação de mais de 100 mil pessoas”, disse o prefeito Helder Teófilo dos Santos.

A Festa Feira é um dos eventos de maior destaque do litoral paranaense, com exposição e venda dos produtos da agricultura familiar, orgânicos, inatura e floricultura da região, além do tradicional prato paranaense, o Barreado e o churrasco de búfalo.

Turistas brasileiros e estrangeiros terão a oportunidade de conhecer, na Festa Feira, as artes e a cultura do povo morretense e o artesanato feito em bambu, cipó imbé, fibra de bananeira esementes. Na agricultura e agroindústria onde haverão dezenas de barracas, os visitantes terão à disposição, frutas, verduras, palmitos em conservas, compotas, bala de banana e de gengibre, chips de aipim, entre outros. Além dos produtos em exposição, a Festa Feira terá shows musicais todas as noites, palestras, oficinas e dança típica. Dia 6 de maio, o Iapar promoverá Um dia de Campo, com visitas à produtores rurais e, no dia 10 haverá palestra sobre Suco de Açaí.

Estrada da Graciosa

A estrutura temporária que irá liberar o fluxo de carros em meia pista na Estrada da Graciosa estão em fase inicial e devem ser entregues até a Copa do Mundo. A restauração total da rodovia tem previsão para ser finalizada até setembro deste ano. A estimativa é que sejam investidos R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do km12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente.