Da Redação

Apesar das paralisações e impasse das últimas semanas, levantamento divulgado nesta segunda-feira (9) pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) mostra que o transporte público de Curitiba é o mais bem avaliado entre as grandes capitais brasileiras.

transportecoletivo

Foto: SMCS

Segundo a associação, a satisfação dos passageiros de ônibus da capital paranaense é de 54%, dez pontos percentuais a frente da segunda colocada, Porto Alegre. Belo Horizonte  vem na sequência, com 41%, seguido por Rio de Janeiro (40%), Brasília (36%), São Paulo (35%), Recife (30%) e Salvador (22%).

A média do tempo de espera no ponto em Curitiba é a menor entre as cidades avaliadas, de 18 minutos. Recife ficou com a pior posição, onde o passageiro aguarda 35 minutos. “Curitiba é a mais bem avaliada em aspectos gerais, como extensão da rede, custos de estacionamento e competência dos funcionários, além de transporte de superfície, em que é conhecida como pioneira no país”, aponta a pesquisa.

A Proteste enviou questionários a 3.045 de seus associados entre abril e maio de 2014 e recebeu respostas suficientes para o levantamento das oito capitais citadas.