Da Redação

Um tornado com ventos entre 65 e 115 km/h atingiu as cidades de Nova Aurora e Cafelândia, no oeste do Paraná, durante a tarde desta sexta-feira (9). De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, em posts no Twitter, o tornado possivelmente tenha sido um F0 pela escala Fujita e durou de 15 a 30 minutos. Ainda não há informações sobre feridos.

tornado

Reprodução Jornal Integração

Vídeo divulgado pelo Jornal Integração mostra que o tornado atingiu uma comunidade e destruiu parte do aviário da propriedade.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Balanço Defesa Civil

Já passa de 11,3 mil o número de afetados pela chuva que cai sobre o Paraná desde a tarde de quinta-feira (8). De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil no começo da noite desta sexta-feira (9), 17 cidades foram afetadas e 25 pessoas ficaram feridas. O número de casas danificadas já chega a 2.787.

Ipiranga, na região dos Campos Gerais, é a cidade mais afetada, com mais da metade dos prejudicados. Segundo o boletim, 7.148 pessoas foram atingidas na cidade. Todos os feridos também são de Ipiranga. O município foi atingido por uma forte chuva de granizo na quinta-feira. O temporal durou cerca de cinco minutos. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, os ventos atingiram a velocidade de 80 quilômetros por hora.

Cascavel e Borrazópolis também foram bastante atingidas pelo temporal. Na cidade do oeste, 1,6 mil pessoas foram afetadas e 400 casas ficaram danificadas.

Tempo

Nesta sexta-feira o risco de temporais permanece alto no Paraná. A frente fria mantém o tempo bastante instável em todo o Estado e chove em todas as regiões ao longo do dia. Há previsão de pancadas de chuva fortes, com muitos raios e não se descartam mais episódios de vendavais e até mesmo queda de granizo. A chuva também está prevista para o fim de semana em todo o Paraná e no feriado entre o norte e leste do Estado.