Por Felipe Ribeiro e Geovane Barreiro

Apesar do tempo instável e com muitas nuvens que predomina na manhã deste domingo (10) em Curitiba, as condições devem melhorar e possibilitar que a superlua possa ser admirada também na capital paranaense. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, a nebulosidade deve diminuir no período da tarde e, mesmo que o céu não esteja limpo, os curitibanos devem ter uma condição bem melhor na noite de Dia dos Pais.

superlua

Foto: David McNew/Getty Images

“A previsão indica que a nebulosidade deve diminuir bastante e as temperaturas ficam um pouco mais altas ao longo do dia, então acredito que a condição deve ser boa para ver a superlua”, comentou. Segundo Jacóbsen, quem mora na metade norte do estado terá céu limpo e poderá observar o fenômeno sem dificuldades.

Para aqueles que já estão preparando o churrasco de comemoração aos pais, a notícia é boa, já que não chove neste domingo e as temperaturas devem ser agradáveis próximo a hora do almoço. As máximas podem chegar ao 21°C.

Superlua*

Na noite deste domingo (10) a Lua se apresentará até 14% maior e mais brilhante do que o habitual. O fenômeno, conhecido como superlua, ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita.

De acordo com o professor Antônio Araújo Sobrinho, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), a Lua possui uma órbita elíptica pela qual ela gira em torno da Terra, em um ciclo aproximado de 28 dias. “Esse processo é chamado de revolução e conforme ele vai se dando, a distância entre o nosso planeta e seu satélite vai variando. O ponto mais distante desta órbita em relação à Terra é chamado de apogeu [406 mil quilômetros], enquanto o menor é o perigeu [356,8 mil quilômetros], por qual o satélite passará neste dia 10”, explica ele.

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a ocorrência de luas cheias durante a passagem pelo perígeo acontece a cada três meses e 18 dias. O que torna o fenômeno deste domingo especial, segundo Araújo, é que este será o momento em que a lua passará mais perto de nosso planeta em todo o ano de 2014.

Ele também aponta que o melhor momento para observar a superlua será no início da noite.

*Informações da EBC.