Da SMCS

As fortes chuvas e ventos que atingiram Curitiba na tarde de quinta-feira (3) derrubaram 112 árvores e 57 galhos nas ruas da cidade, segundo balanço feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesta sexta-feira (4), 30 equipes com 120 servidores estão nas ruas, trabalhando na desobstrução de vias. Já foram recolhidos aproximadamente 1,5 mil metros cúbicos de resíduos vegetais.

árvores-curitiba

Foto: Felipe Ribeiro – Banda B

No Bosque Alemão, na Vista Alegre, houve queda de cerca de 200 árvores, muitas de grande porte. O local está interditado e fechado para visitação.

Em toda a cidade, as principais espécies atingidas foram árvores Araucária, Angico, Tipuana, Ipê Amarelo, Ipê Roxo e Pau Ferro. Os bairros mais afetados foram Santa Felicidade, Bom Retiro, Centro Cívico e Alto da Glória. No total, foram registradas 166 solicitações via fone 156.

Devido às árvores e aos galhos que caíram, houve um total de 12 veículos danificados. Uma pessoa que estava dentro de um carro teve ferimentos leves. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente registrou ainda o atendimento a 13 casos de edificações danificadas, como casas, muros e telhados.

Orientações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em situações de tempestades e vendavais:

1 – Quando estiver em ruas e avenidas, evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas e estruturas que não transmitem segurança. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e a placas de propaganda, pois estas são vulneráveis a ventos fortes;

2 – Não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas;

3 – Evitar estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

4 – Não tocar em equipamentos que estejam ligados a rede elétrica;

5 – Após vendavais, ajudar na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias.