Da SMCS

Uma eleição recente realizada pelo maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor, acessado por 200 milhões de pessoas a cada mês, colocou dois parques curitibanos, o Tanguá e o Barigui, na lista dos dez melhores da América do Sul. Os resultados foram apresentados na categoria Parques do prêmio Travellers’ Choice 2013.

05.07.13 - TANGUA

Foto: SMCS

O Parque Tanguá, com área de 235 mil metros quadrados e situado nas antigas pedreiras junto ao Rio Barigui, no extremo norte de Curitiba, foi escolhido como o quinto melhor parque do Brasil e o oitavo da América do Sul. O Barigui, considerado o parque mais popular da cidade, com 1,4 milhão m², situado entre os bairros Bigorrilho e Santo Inácio, obteve a sétima colocação no ranking brasileiro e a décima da América do Sul.

“Esses resultados mostram o reconhecimento dos parques de Curitiba por seus moradores e também pelos turistas nacionais e internacionais, já que o alcance do site TripAdvisor é mundial”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

Descrito pelo site como o melhor pôr-do-sol de Curitiba, o Tanguá foi citado pelos internautas como um belo local para fotos e caminhadas. A vegetação e a paisagem do parque também foram citadas como destaques. Outras importantes atrações do local são o mirante de 65 metros de altura, a cascata e o jardim em estilo francês, em homenagem ao artista plástico Poty Lazzarotto. O Tanguá possui ainda um túnel escavado na rocha, que une os dois lagos.

O Parque Barigui foi apontado por seus visitantes como um ótimo local para corridas e caminhadas. A beleza do imenso lago, de 230 mil m², e a infraestrutura também foram citadas. Os bosques do parque ajudam a regular a qualidade de ar da cidade e o lago tem a principal função de auxiliar na contenção de enchentes do Rio Barigui. O parque faz parte de uma política municipal de preservação de fundo de vale, que evita o assoreamento e a poluição do rio, protege a sua mata ciliar e impede a
ocupação irregular.

Ranking

O vencedor da categoria Parques do prêmio Travellers’ Choice 2013 foi o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Na sequência, foram eleitos os parques Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG); o Mangal das Garças, em Belém (PA); e o Parque das Dunas, em Natal (RN). A sexta colocação do ranking brasileiro ficou para o Parque da Ferradura, em Canela (RS). Foram ainda apontados entre os dez melhores parques do País o Unipraias, em Balneário Camboriú (SC), o Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS) e o Parque Flamboyant, em Goiânia (GO).