As empresas TAM e a Gol aparecem entre as quatro companhias aéreas menos seguras do mundo no ano de 2012, em um ranking elaborado pela consultoria alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (Jacdec). A mais segura do mundo, segundo o levantamento, é a finlandesa Finnair. O levantamento, feito com as 60 maiores empresas de aviação civil, leva em consideração os acidentes aéreos ocorridos desde 1983, a quilometragem já voada, passageiros que viajaram com a companhia e o número de mortes.

Procuradas, TAM e Gol disseram que quem se pronunciaria sobre o assunto seria a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) –que reúne, além das duas, Avianca e Azul/Trip.

Em nota, a associação afirma que o levantamento de maneira alguma reflete a situação atual de segurança das companhias aéreas. Diz ainda se tratar de um apanhado sobre acidentes.

“Esta entidade faz um levantamento do histórico de acidentes, considerando também o número de fatalidades envolvidas, e este índice realmente não avalia o nível atual de segurança de uma empresa aérea”, diz, em nota, o diretor de Segurança e Operações de Voos da entidade, Ronaldo Jenkins. “O padrão utilizado não traduz a situação de segurança ou insegurança de uma empresa.”

Para ler a reportagem completa, clique aqui.