O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (23/04), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o diretor-presidente da Sumitomo no Brasil, Ippei Oda. O dirigente entregou ao governador um convite para a inauguração, em 3 de outubro, da nova fábrica da Sumitomo em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A unidade é um dos primeiros investimentos atraídos pelo Programa Paraná Competitivo e vai criar 1,5 mil empregos diretos.

“Depois de tanta luta para trazermos a Sumitomo terei a honra de comparecer a esta inauguração”, disse o governador. Richa agradeceu a confiança da empresa no Estado e mencionou a grande industrialização que vive o Paraná. “Hoje estamos em destaque no país, recebendo investimentos nacionais e internacionais”, afirmou.

O governador Beto Richa foi o primeiro convidado da empresa para a inauguração, que contara também com a presença do presidente mundial da Sumitomo Rubber Industries, Ikuji Ikeda. “Como o governador colaborou muito para a nossa vinda, tivemos o prazer de convidá-lo em primeiro lugar”, declarou Ippei Oda. De acordo com o dirigente, as políticas de incentivo do Paraná e as condições favoráveis de infraestrutura local foram essenciais para a instalação da empresa no Estado.

FÁBRICA – A Sumitomo está investindo R$ 560 milhões na fábrica em Fazenda Rio Grande, numa área de 500 mil metros quadrados. Em plena capacidade, serão produzidos diariamente 15 mil pneus das marcas Dunlop e Falken. Até 2016, a empresa deve empregar 1,5 mil pessoas. “Trouxemos mais emprego e renda para os paranaenses”, enfatizou o governador.

De acordo com o diretor, a empresa espera antecipar o funcionamento da fábrica. “Graças a ajuda do Governo do Estado na parte de infraestrutura, pretendemos antecipar nossa produção”. Ippei Oda também ressaltou que os investimentos do governo na parte logística, como a ampliação de movimentação pelo Porto de Paranaguá e as duplicações de importantes rodovias, vão ajudar a baratear custos de entrega. A empresa atenderá todo o Mercosul.

Também acompanhou a visita o gerente sênior de Recursos Humanos da Sumitomo, Kassem El Sayed.