Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

ESTATUA DENTRO

A rotatória com a estátua e agora sem (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Onde está a estátua do tigre feita pelo artista paranaense João Turin, obra intitulada Luar do Sertão, que sempre ‘vigiava’ a rotatória da Avenida Cândido Abreu, quase que em frente à Prefeitura de Curitiba? Esta pergunta intriga os curitibanos e alguns ouvintes já ligaram à Banda B, na manhã desta quarta-feira (26), para saber o que aconteceu. A reportagem foi atrás da resposta e descobriu.

Para acalmar aos mais preocupados e acabar com o mistério, a Prefeitura de Curitiba informou que a obra foi retirada pela Fundação Cultural para uma restauração já programada, em uma parceria com uma empresa terceirizada. Sem saber disto, quando a reportagem da Banda B foi ao local conferir o sumiço da estátua, o povo já tinha os culpados e as deduções.

“Acho que o tigre fugiu com medo das manifestações”, brincou um taxista. “Deve ter sido a atitude de algum vândalo durante os protestos”, destacou um gari que trabalha quase que diariamente na região.

O que ficou evidenciado pela reportagem é que muitos sequer sabiam da presença da estátua. “Eu te confesso que nunca tinha percebido que havia um tigre ali. Agora que a gente percebe que tem um lugar vazio. Tomara que não tenham roubado”, destacou uma funcionária pública, sem saber que na verdade a estátua estava recebendo um ‘banho de loja’.

estatua dentro 2

Estátua na Av. Manoel Ribas também é obra de João Turin (Foto: Reprodução internet)

Não há previsão de quando a estátua estará pronta depois da revitalização por parte da Fundação Cultural. Enquanto isto, haverá um vazio na rotatória da Cândido de Abreu, que nada tem haver com as últimas manifestações pelas ruas da capital paranaense.

Para saber

Artista paraense, João Turin, nascido em Morretes, em 1878, sempre teve como característica principal as esculturas de tigres. Além do Luar do Sertão, na Cândido de Abreu, há também o Tigre Esmagando a Cobra, na Av. Manoel Ribas, em frente à Secretária Municipal do Meio Ambiente.