O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, visitou nesta quinta-feira (4) o estande dos portos paranaenses na Feira Intermodal South America, realizada em São Paulo. Cristino lembrou que as soluções administrativas e práticas adotadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) para acabar com o problema das filas de caminhões são exemplos para os outros terminais do país.

“Durante muitos anos, o Porto de Paranaguá foi lembrado pelas longas filas de caminhões que atrapalhavam não apenas o escoamento dos produtos como todo o trânsito nas rodovias do entorno. Porém, desde o segundo semestre de 2011, o porto vem sendo reconhecido pelas soluções gerenciais que acabaram com esse problema. Essas soluções estão aí para serem seguidas pelos demais terminais portuários”, afirmou o ministro. Ele foi recebido pelo superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Ao fazer um balanço desse novo encontro com o ministro e da participação da Appa na feira, que encerrada nesta quinta-feira, Dividino garante que o saldo é positivo. “Pudemos mostrar o que o Governo do Paraná tem feito para resolver os problemas dos portos paranaenses e dos projetos que darão a Paranaguá e Antonina tranquilidade no futuro”, comentou.

Para o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, a Intermodal é um espaço único de integração, troca de informações e acesso a novas parcerias. “Todos os anos, os portos paranaenses participam da feira em parceria com os operadores. Este ano, participamos desta edição da Intermodal com diferentes parceiros, o que dá mais força aos portos e demonstra nosso constante trabalho de integração e busca por melhorias e progresso comum a todos”, diz.

Parceiros – A Harbor Operadora Portuária foi uma das parceiras da Appa na feira, este ano. De acordo com o gerente, Valmor Felipetto, a feira é uma importante canal de relações públicas. “Aqui é possível a interação comercial real, da qual se colhe resultados. A participação na feira é uma tarefa que produz efeitos positivos e rápidos. Além disso, estando junto com a Appa, mostra-se que há integração entre a comunidade portuária de Paranaguá e com a comunidade portuária de todo o mundo”, afirma o gerente.

Para o analista de mercado Lucas Cesar Guzen, da CPA, que também esteve com a APPA no evento, a feira é importante para a aproximação com o cliente, para estreitar relacionamento, divulgar a marca. “Na Intermodal encontramos as novas tecnologias de logística, transporte e comércio exterior”, comentou.