Por Marina Sequinel e Danaê Bubalo

(Fotos: Danaê Bubalo – Banda B)

A solenidade da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba, segue com comemorações durante todo o feriado desta segunda-feira (8). A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local durante o dia, com uma missa marcada para as 15h e uma procissão com início às 17h.

catedral-080914-bandab

(Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

A homenagem à Santa já começou na última sexta-feira (5) com uma celebração às 12h, presidida por Dom José Mário Angonese na Catedral Basílica de Curitiba, localizada no Centro da cidade. Nesta segunda, além das missas, outras atividades também farão parte da programação, como a loja paroquial, o bazar, e a venda de doces, salgados, bebidas e do bolo de todos os santos.

“A Nossa Senhora veio para cá com os nossos colonizadores portugueses, já que lá eles já eram devotos dela. Na medida em que a cidade foi crescendo e a fé na Santa aumentando, ela se tornou a Padroeira da capital. Quero convidar todos a participar dessa linda solenidade para rezar por todos”, explicou o Padre Evaldo em entrevista à Banda B.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), estava presente na missa das 10h da manhã de hoje. “A história da Padroeira confunde-se com a da nossa cidade. Por isso, é importante, além de dar graças à Santa, lembrar essa trajetória e renovar a nossa fé”, concluiu ele.

Confira abaixo a programação da solenidade à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais:

Missa com Dom Pedro Fedalto – 15h
Procissão com saída do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe para a Catedral Basílica de Curitiba – 17h
Santa missa e Consagração da Arquidiocese – 18h