Subiu para 20 o número de cidades do Paraná com situação epidêmica de dengue, segundo o boletim divulgado pela estadual da Saúde nesta segunda-feira (4). Ao todo, nos últimos seis meses, 7.388 casos da doença foram registrados no estado, sendo 33 casos graves e seis mortes.

Ao todo, 126 municípios já apresentaram casos de dengue, sendo Paranavaí (1.876), Peabiru (982), São Carlos do Ivaí (723), Fênix (312), Maringá (303) e Campo Mourão (249), os que concentram o maior número de casos.

Os municípios com incidência superior a 300 casos para cada 100 mil habitantes, que são considerados em situação epidêmica são: São Carlos do Ivaí, Peabiru, Fênix, Japurá, Paranavaí, Santa Fé, Quinta do Sol, Terra Rica, Tamboara, Primeiro de Maio, São João do Caiuá, Formosa do Oeste, Engenheiro Beltrão, Ivatuba, Santa Mônica, Inajá, Nova Santa Rosa, Alto Paraná, Itaúna do Sul e Mirador.

Um levantamento da secretaria estadual da Saúde aponta que 45% dos criadouros do Aedes aegypti encontrados em 2012 era considerado lixo ou outro tipo de resíduo sólido. A maioria é reciclável, como recipientes plásticos, garrafas e latas. “Isso reforça a necessidade das prefeituras promoverem campanhas para estimular que os moradores mantenham seus imóveis limpos e realizem a separação do lixo”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.