Os servidores de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, estão protestando contra a falta de retorno de pedidos protocolados no mês passado e ameaçam cruzar os braços caso não sejam atendidos. Nesta quinta-feira (11) os funcionários municipais farão uma assembleia às 18h30 na sede do Sindicato dos Funcionários Municipais de São José dos Pinhais, que fica no centro do município. Eles vão decidir o novo plano de ação para as reivindicações de aumento salarial e readequação de funcionários.

O secretário-geral do sindicato, Edson Luiz Tavares, em entrevista à Banda B, afirmou que no dia 14 de março eles protocolaram e enviaram várias reivindicações à Prefeitura de São José. “Até agora não tivemos nenhum resposta ou qualquer esboço disso. No documento especificamos os pedidos: novos concursos, reajuste salarial de 18,8%, o retorno da licença premium e, principalmente o readequação de funcionários”, explicou. Sobre esta readequação, o secretário alega que há desvios de funções. “Tem muitos serventes exercendo outras atividades, doença ocupacional, aposentadoria precoce e também disparidade salarial. Tem gente trabalhando na mesma função, com o mesmo tempo e com diferenças no salário”, completa Edson.

Os trabalhadores de todos os setores municipais vão se reunir para decidir de que maneira agirão nos próximos dias para que os pedidos sejam atendidos, mas o sindicato afirma que a greve não é a primeira opção. “Vamos ver o que faremos, mas o objetivo não é uma greve já. Primeiro vamos ver se eles vão nos dar uma resposta”, finaliza Edson.

Prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou à Banda B que as reivindicações recebidas do SINSEP foram distribuídas de acordo com as secretarias relacionadas nos pedidos e se encontram em análise.

De acordo com a nota, nesta terça-feira (9) aconteceu uma reunião entre todas estas secretarias para avaliar como cada pasta está procedendo a sua avaliação.

Por fim, a prefeitura convida todos para a reunião com o Sindicato junto à Prefeitura de São José dos Pinhais que está marcada para o dia 25 de abril, às 8 horas.