Desde a década de 1950, em todos os feriados do Dia do Trabalhador, 1º de maio, acontece a tradicional Missa da Paz no morro do Samambaia, no Parque Estadual Serra da Baitaca, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. A celebração desse ano, promovida pela Paróquia São Sebastião e pelo município, ocorrerá às 10 horas no cume do morro que compõem o complexo do morro do Anhagava.

Como apoiadores do evento, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – responsável pela Unidade de Conservação – em parceria com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Federação Paranaense de Montanhismo e voluntários, trabalham desde o começo do mês para atuar em esquema especial durante o evento.

Por recomendação do Corpo de Bombeiros e do IAP só será permitida a subida de 300 fiéis para garantir a segurança de todos e respeitar a capacidade de carga do trajeto. Sendo assim, serão priorizadas as autoridades, comunidades religiosas e pessoas que estiverem trabalhando no local.

A subida até o ponto onde será realizada a missa demora em torno de uma hora e terá cordas em cinco pontos diferentes da trilha para auxiliar os devotos que tenham qualquer dificuldade. É recomendado que as pessoas cheguem ao local com antecedência.

Para isso, funcionários das entidades parceiras e do IAP estarão presentes no local desde as 6 horas para garantir o cadastramento dos participantes do evento e a segurança de todos. Os organizadores recomendam que o acesso ao Parque seja feito pelo lado do município de Quatro Barras, pela pista de pouso de Asa Delta.

Na noite dessa terça para quarta-feira (30 para 1º) e também pela segurança será proibido o acampamento dentro da Unidade de Conservação.