O ano letivo de 2013 começa na segunda-feira (04/02) para os profissionais da rede de educação básica do Paraná com a Semana Pedagógica. Cerca de 100 mil servidores de todas as escolas estaduais participarão de discussões para elaborar e implantar propostas de melhoria na qualidade da educação durante o ano. A mobilização conta para os processos de formação continuada dos profissionais da educação e antecede a volta dos estudantes às aulas.

Com novo formato, a semana pedagógica utilizará os dois primeiros dias para que a comunidade escolar (diretor, professores, equipe pedagógica, funcionários, APMF, Grêmio Estudantil, pais e Conselho Escolar) possa discutir sobre os índices educacionais da escola. “Será um momento de intensa reflexão coletiva para que todos contribuam na construção de um diagnóstico que vai apontar demandas reais da escola”, explicou a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

No terceiro dia, os participantes se dividirão em grupos, por áreas de interesse, e terão a oportunidade de analisar as especificidades da escola. Os professores e pedagogos debaterão as propostas e a realidade de cada modalidade de ensino que a escola oferta. Os funcionários das escolas também terão um momento próprio para discussões.

A intenção também é recolher informações para o diagnóstico da situação da escola, que servirá de base para o processo de construção coletiva do Planejamento Educacional, com propostas que devem ser implantadas durante o ano para garantir melhorias nas áreas de ensino e aprendizagem, gestão escolar, infraestrutura, índices educacionais, relação com a comunidade e distorção e aproveitamento.

Os dois últimos dias da Semana serão reservados para que os professores elaborem o plano de trabalho docente. O documento apresenta o planejamento das aulas para o ano letivo, bem como definição de conteúdos, métodos de ensino e de avaliação que serão trabalhados com os estudantes. “As propostas de ação vão respeitar as demandas e a realidade de cada escola. A Secretaria da Educação dará condições para que essas propostas sejam implantadas, supervisionadas e que tenham o sucesso almejado”, disse Eliane Rocha.

Secretaria da Educação pretende ainda fazer as discussões nos moldes da Semana Pedagógica com os servidores da Secretaria e dos Núcleos Regionais de Educação.