Por Elizangela Jubanski e Geovane Barreiro

Com o equipamento instalado já há quase um mês, o funcionamento ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (15), por volta das 6h30. Foto: Murilo Botto

A instalação de um semáforo na rua Mário Tourinho, no início do Parque Barigui, no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba, está causando insatisfação e revolta entre motoristas. Com o equipamento instalado já há quase um mês, o funcionamento ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (15), por volta das 6h30. Diversas reclamações e vídeos foram recebidos pela Banda B de motoristas enfrentando um fluxo bem maior no trecho, em horários fora dos denominados ‘pico’.

O estudante Murilo Botto mora nas proximidades e passa pelo local diariamente. Ele registrou o caos no trecho por meio de um vídeo, enviado à Banda B. “Com esse novo semáforo, o trânsito não flui depois do Terminal do Campina. Primeiro que já são quatro faixas que viram duas, funila bastante. Fica tudo parado, demoramos mais que o dobro para fazer o mesmo trajeto”, reclamou.

Segundo ele, ontem à noite às 19h45 – horário já considerado de menor fluxo – a movimentação de carros ainda era intensa e demorada. “Tem uma passarela bem em frente ao Barigui para os pedestres, esse sinaleiro a bem menos de um quilômetro não justifica”, defende.

Também insatisfeita, Giordana de Paula Rocha procurou a Banda B e relatou uma demora de 15 minutos em um trecho de 20 metros. “O fluxo ali é muito grande, é pessoal que vai para faculdade, para casa, para o trabalho. Tem a passarela para os pedestres que é bem seguro, tem um radar de 60 km/h, onde consequentemente o motorista precisa reduzir. Isso foi bem inviável para o local. Ontem, eu peguei o congestionamento bem antes do terminal”, contou Giordana, que é comerciante em Curitiba e mora em Campo Largo.

Entre outras reclamações, a de Telma Grossman, leitora do Portal Banda B. “De quem foi a péssima ideia de colocar um semáforo para travessia de pedestres no Barigui, sendo que um pouco mais a frente tem uma passarela? Ontem à tarde o trânsito estava impossível. Não precisamos de mais soluções mal pensadas para travar o fluxo de veículos ainda mais, principalmente em horário de pico. Pelo amor de Deus, tirem esse semáforo”, desabafa.

Outro lado

A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba sobre a instalação do semáforo e recebeu a seguinte nota, publicada na íntegra: “A instalação do novo semáforo tem como objetivo garantir a travessia segura de pedestres na região, que tem vários comércios, restaurantes e é usada como acesso ao Parque Barigui. A demanda partiu de moradores e comerciantes após vários acidentes e atropelamentos naquele ponto. A presença de passarela não impediria a instalação de sinaleiro porque está a uma distância considerável do novo equipamento”, diz a nota.