Por Caio Porthus

A partida contra o Joinville será a primeira da vida do Paraná Clube após a saída de Claudinei Oliveira, que foi para o rival Atlético durante a semana passada. Luciano Gusso comandará a equipe e terá a missão de continuar a evolução. O Tricolor não perde há quatro jogos, e saiu da Zona de Rebaixamento para a 13ª posição, em caso de vitória, poderá ficar a seis pontos do quarto colocado Vasco. O jogo está marcado para esta segunda-feira (8), às 21h, na Arena Joinville. O JEC porém, não é um adversário fácil, pois está invicto também há quatro jogos e é o atual primeiro colocado da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Paraná poderá contar com sua força máximo. Alisson e Lucas Otávio retornam para a equipe, que vai sem nenhum desfalque. Os últimos treinos da equipe tricolor foram fechados para a imprensa, pois o treinador Luciano Gusso queria tranquilidade para poder trabalhar com o elenco. O interino revelou que pretende manter a base da equipe montada por Claudinei, e no máximo modificar alguns detalhes, para que o time ganhe a forma que mais lhe agrada.

O Tricolor não venceu seus últimos quatro confrontos contra o JEC, todos em jogos válidos pela Série B. Foram três vitórias do clube catarinense, e um empate. A última vez que o Paraná conquistou três pontos no confronto, foi no dia 22 de junho de 2012, na sétima rodada da segundona. As equipes se enfrentaram também, em 1991, num momento histórico para o Tricolor. Em sua primeira disputa de Série B, os paranistas acabaram em segundo lugar no grupo 8, logo a frente do Joinville, terceiro colocado. Foi um empate de 1 a 1 e uma vitória por 4 a 0. No ano seguinte, apenas três anos após sua criação, o Paraná se sagrou campeão da Série B.

Após tropeços de rivais, Joinville assume ponta da tabela

Na primeira rodada após o final do primeiro turno, o Joinville venceu a Portuguesa no Canindé por 2 a 1, e contou com os tropeços de Avaí e Ceará para assumir a primeira posição da Série B. O clube mira agora a permanência na ponta, para seguir confiante no restante do torneio. Os jogadores porém, ainda não fala em título, e insistem que o único objetivo é subir, não importa em qual posição. O atacante Jael, artilheiro da Série B com 11 jogos, é o grande destaque da equipe, e formará dupla com Fabinho.

FICHA TÉCNICA

JOINVILLE X PARANÁ

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC).
Data: 8 de setembro de 2014.
Horário: 21h.

Joinville: Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Thiago Medeiros e Rogério; Naldo, Washington, Everton e Marcelo Costa; Fabinho e Jael.
Técnico: Hemerson Maria.

Paraná: Marcos; Chiquinho, Gustavo, Anderson Rosa e Breno; Edson Sitta, Marcos Serrato, Henrique Santos e Lúcio Flávio; Tiago Alves e Giancarlo.
Técnico: Luciano Gusso.